Estamos vivendo um momento muito delicado em vários sentidos. Acredito que além da dificuldade de lidar com a pandemia, estamos descobrindo como é estar 100% do tempo com a família e consigo mesmo. Como vocês estão lidando com a convivência e o tempo livre? Acho que estamos descobrindo se realmente gostamos da própria companhia e se estar com a família é estar completo e feliz.
Pensando nisso, fiquei imaginando como vai ser o dia das mães… um dia que estamos acostumados a dar presentes e almoçar com elas. Como esse dia pode ser diferente? Aí me veio a ideia de criar memórias! Quem já fez ensaio sabe que não é só posar pra foto, é um momento de interação muito divertido e surpreendente. O que acham de tentarem fazer vocês mesmos?
Se vão fazer na rua, a melhor luz é geralmente cedo da manhã ou no meio pro fim da tarde. Se tu vai fazer dentro de casa, observa um dia antes que horas o sol bate mais bonito ou que horas parece que a luz está mais legal nos cômodos da casa.
A minha luz preferida é a luz de janela, dá pra ficar de lado pra ela, brincar com cortinas e persianas, ficar do lado de fora dela fotografando quem está dentro… mil possibilidades! Em casa explore todos os cantinhos legais, cama, sala, cozinha e até brincadeiras no banho!
No meu blog tenho um post inteirinho com dicas de roupas pra ensaios:
www.marianazarth.com.br/post/o-que-vestir-no-seu-ensaio-fotografico
Limpe bem a câmera. Confira as funções da sua câmera, vários celulares tem efeitos bem legais.
Se você quiser que toda família participe, use a função timer que dá 10 segundos entre apertar o botão e a foto ser tirada.
Que tal deixar os pequenos dirigirem e tirarem algumas fotos de vocês?
Aqui o segredo é não fazer poses. Vale de tudo, cantar uma música, brincar de telefone sem fio, cócegas, abraço coletivo. Tirar fotos dos detalhes complementa muito bem, mãozinhas, pés...
Nunca forçar os pequenos a fazer coisas que eles não querem… nada mais bonito que um sorriso natural que saiu de um momento!
Existem milhares de aplicativos para editar fotos, aqui vão alguns que eu uso:
Lightroom - a versão pra celular é bem intuitiva e dá pra mexer em todas as funções do zero.
HUJI - dá uns efeitos de luz de câmera antiga.
VSCO - já vem com uns filtros bem instagramáveis e dá pra editar eles.
Dupla - pra quem quer arriscar fazer fotos de dupla exposição.
Gostaram das dicas? Quem fizer me manda o resultado que eu vou amar ver vocês de fotógrafos!