É POSSÍVEL SER MĀE E EMPREENDER?

Esta semana tivemos um encontro lindo organizado pelas meninas da empresa Tá na Caixa, a Laura e a Patrícia com a ajuda da Daniella e da Pâmela, blogueiras, donas do @diariodeumamaeimperfeita e do @fofocademae. Passei a tarde clicando esse encontro, teve um bate papo ótimo sobre empreendedorismo e também deu pra conhecer o trabalho de várias mães que estão começando suas empresas.

Esse encontro teve uma convidada especial, a Caroline Moreira, que tem um projeto incrível, chamado Três Tons de Preto, que busca auxiliar mulheres e minorias com atividades de consciência social. A Carol nos trouxe uma dinâmica muito boa, que serve pra todo mundo, vou fazer a dinâmica com vocês:

- TENTE RESPONDER ESSAS DUAS PERGUNTAS:

O QUE VOCÊ BUSCA?

O QUE TE IMPEDE DE REALIZAR?

No nosso encontro a vontade de empreender foi unânime, e os impedimentos praticamente os mesmos: tempo, falta de incentivo e dinheiro. Vamos falar sobre cada um deles e pensar nas vantagens e desvantagens. As dicas abaixo foram todas discutidas e concluídas no nosso bate papo.

Geralmente mães que querem empreender tem o objetivo de poder passar mais tempo com os filhos, essas mães podem estar desempregadas ou ter um trabalho em horário comercial antes de tentar abrir o próprio negócio. O que elas não imaginam ou não conseguem organizar é que empreender toma tanto tempo ou mais do que um trabalho de carteira assinada. Como fazer o tempo funcionar a seu favor?

- Estabeleça uma rotina e deixe claro para quem mora com você que trabalhar em casa também é trabalhar e seu espaço deve ser respeitado nesse momento.

- Determine a hora de trabalhar, a hora de cuidar da casa e a hora de lazer. Nada de interromper um para fazer o outro. Aproveite a vantagem que é poder escolher a hora de cada coisa, quer trabalhar de madrugada e dormir de dia? Se funciona pra você, vai fundo! Mas aproveite também as vantagens de escolher trocar os horários no dia que o filhote tem médico ou no dia vai estrear aquele filme no cinema que você quer muito ver.

- Ter um tempo do dia só pra você é uma necessidade.

Outro fator que dificulta muito o início da carreira de uma mãe empreendedora é a falta de incentivo de amigos e familiares, afinal de contas uma ideia nova só é boa quando ela dá certo, aos olhos dos outros. Não vai faltar gente pra te julgar e dizer que sua ideia negócio não vai dar certo, claro que esses julgamentos geralmente são pelo medo que essas pessoas tem em ver você se frustrar, mas mesmo assim essa falta de apoio não ajuda. O que você precisa fazer é ter confiança e acreditar muito na sua ideia, ninguém vai fazer isso por você. O trabalho será muito maior do que você imagina, levará tempo e você vai ter que acreditar até nos momentos ruins. Determinação é a chave para o sucesso no empreendedorismo.

E por último, o dinheiro. Vale a pena largar aquele trabalho com salário alto para arriscar tudo em um negócio? Muitas mães do nosso encontro relataram que não têm dúvidas sobre isso, nada vale mais do que acompanhar o crescimento do seu filho de perto. E o investimento para começar uma empresa? É preciso ser realista e saber que o retorno financeiro levará um tempo para acontecer, como você vai se sustentar nesse meio tempo? Está disposta a passar por essa fase? É necessário que haja um excelente planejamento, uma dica foi o acompanhamento do Sebrae no início e ter um plano de negócios, saber exatamente o que está fazendo é o jeito mais seguro de não se perder por falta de organização.

Por fim, concluímos que nada é mais importante que a realização pessoal, não só para si mesmo, mas para servir de exemplo aos filhos e ser presente na vida deles.

“Sucesso não tem a ver com o que você ganha. Tem a ver com a diferença que você faz na vida das pessoas.” Michelle Obama, advogada e ex primeira-dama dos EUA

Segue abaixo algumas fotos dessas mulheres maravilhosas!

FOTOS: www.marianazarth.com.br | @zarthmariana

Pâmela (@fofocademae), Carol Moreira e Daniella (@diariodeumamaeimperfeita)
Patrícia e Laura (@tanacaixa)

VOLTAR PARA O BLOG

Envie sua mensagem

Solicite seu orçamento para saber os valores do ensaio fotográfico desejado e outras informações sobre o meu trabalho.

Obrigado! Em breve entrarei em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form