EDIÇÃO E TRATAMENTO DE IMAGEM, O QUE SIGNIFICAM?

Todo fotógrafo já ouviu a frase “não precisa editar, pode me entregar o arquivo original mesmo”. Existe um porque não fazemos isso e vou explicar.

Quando tiramos uma foto, essa foto é salva em algum formato, o mais comum é o JPEG, você já deve ter visto essa palavrinha nos seus aparelhos. Isso significa que a foto sofreu algum tipo de processamento interno da câmera, como se fosse aplicado um filtro e salva mais compacta. Esse tipo de foto pode facilmente ser aberta em qualquer dispositivo e estão prontas para serem postadas ou utilizadas nas suas mídias. Você ainda pode editar esse formato, mas não conseguirá fazer grandes mudanças e quanto mais editar menor ficará a qualidade de impressão.

O que eu e a maioria dos fotógrafos fazemos, é fotografar no formato RAW (CRU em inglês). Esse formato só é lido por certos tipos de programas em computadores e softwares como Photoshop e Lightroom. É como se fosse uma foto não revelada. É um arquivo muito maior que nos dá a chance de tratar luz e cores como queremos, ao invés de sermos obrigados a usar o que câmera escolheu para formar o arquivo em JPEG. Muitas vezes a câmera não consegue captar o que o nosso olho está vendo e chegamos nesse resultado através do tratamento da foto, por exemplo: numa foto contra a luz do sol nós conseguimos enxergar a pessoa ao vivo, mas a câmera normalmente deixa a pessoa escura ou o sol muito claro ou então se fotografamos num ambiente com luz fluorescente isso tende a deixar as pessoas com a cor mais esverdeada… isso dificilmente consegue ser ajustado no formato JPEG, mas no RAW sim.

Mas o motivo principal é porque quando você contrata um fotógrafo, você está contratando o olhar dessa pessoa, ou seja, o produto final. Como quando você compra uma blusa na loja tal e não o tecido que a loja usou para fazer. A edição e o tratamento são a identidade do fotógrafo. Por isso é legal é legal pesquisar e escolher o profissional que mais tem a ver com você! :)

Gostou desse post? Compartilha!

Quer falar mais sobre isso? Me manda uma mensagem!

VOLTAR PARA O BLOG

Envie sua mensagem

Solicite seu orçamento para saber os valores do ensaio fotográfico desejado e outras informações sobre o meu trabalho.

Obrigado! Em breve entrarei em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form