QUANDO FAZER O ENSAIO DE GESTANTE?

Há algum tempo, fiz uma enquete no meu Instagram (@zarthmariana) e o resultado foi que muita gente tem dúvidas sobre quando fazer o ensaio de gestante. Por isso, resolvi escrever esse post com dicas sobre quando fazer e explicando um pouco como funciona, já que muitas são mães de primeira viagem.

O recomendado é que o ensaio seja realizado entre o sétimo mês e o início do oitavo, 27 - 33 semanas. Essa é a época que a barriga já está grande e a gestante ainda não está inchada. Mas gente, isso é MUITO relativo. Já fotografei grávida com 26 semanas que a barriga estava enorme e grávida com 39 semanas (sim, eu disse 39) porque ela achou melhor fazer o book assim do que não fazer. É possível usar o bom senso como critério para definir uma data.

Como é o ensaio? Um ensaio pode durar de 1 a 3 horas, depende muito do local e da personalidade da gestante. A escolha do fotógrafo pode influenciar bastante aqui também, o ideal é que você pesquise o trabalho do fotógrafo escolhido para que não haja surpresas. Há inúmeros estilos de ensaios diferentes hoje em dia, uns com muita produção e uns com pouca, isso influenciará no tempo de duração também. Aqui, posso apenas falar por mim, eu uso bastante luz natural e a gestante num ambiente que seja familiar, ou em casa ou em algum lugar externo que ela goste, o que faz com que o ensaio seja leve e com um resultado cheio de sentimento.

Outros fatores que podem influenciar são a temperatura e o esforço físico durante as fotos. Um dia quente num horário inapropriado poderão desgastar mais a gestante e aumentar o inchaço, o ideal é que as fotos sejam feitas bem cedo ou no fim da tarde. Eu gosto muito de fazer o ensaio em casa, pois acho confortável, num ambiente que no futuro terá memória afetiva e a luz é a que eu mais gosto. Claro que um ensaio externo pode ficar lindo também, nesse caso um lugar que não seja tão grande e com muitas opções de ambientes pode ser melhor para evitar que a gestante tenha que caminhar muito e cansar mais rápido.

A troca de roupa é um fator que também influencia no tempo e no cansaço da grávida. Eu gosto de deixar esse fator bem livre para as minhas clientes, já fiz um post dando algumas dicas sobre isso - confere aqui.

Para terminar, aqui vão algumas dicas para você se preparar para o seu ensaio:

  • Durma bem na noite anterior
  • Separe suas roupas e acessórios para estar tudo pronto no dia, pode levar opções e pedir ajuda para a fotógrafa
  • Se o ensaio for em casa, deixe tudo arrumado e peça dicas para a fotógrafa sobre a roupa de cama
  • Uma maquiagem leve ajuda a dar o clima de leveza
  • Contrate um profissional que te deixe a vontade e te dê todo o suporte do início ao fim - www.marianazarth.com.br

Abraço!

VOLTAR PARA O BLOG

Envie sua mensagem

Solicite seu orçamento para saber os valores do ensaio fotográfico desejado e outras informações sobre o meu trabalho.

Obrigado! Em breve entrarei em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form