PRECISAMOS FALAR SOBRE ENSAIO NEWBORN

Me lembro de entrar nas lojas da Wall Street Posters quando era criança e passar horas vendo aqueles posters de bebês dentro de vasos, baldes, em cima de prateleiras... acho que foi aí que tudo começou. Era fofo? Era. Eu colocaria um quadro desses na minha casa? Hmmm.

Passou um tempo sem que esses quadros no melhor estilo Anne Geddes me chamassem a atenção, até que, de uns 3 ou 4 anos pra cá, BUM! Estourou a moda dos ensaios Newborn onde o bebê está ali, dentro de um cesto, com um cobertorzinho, muito fofo e com uma luz perfeita. Não há variação alguma nesses ensaios, apenas a qualidade que muda de um fotógrafo para o outro. Detalhe: o ensaio Newborn é feito com o bebê até no máximo 15 dias de vida.

Foto: Anne Geddes

Não me leve a mal, você que sonha em fazer esse tipo de foto com o seu baby, o resultado fica lindo e muito fofo mesmo, eu te entendo. Mas vejo dois problemas nesse tipo de ensaio, o desconforto e o estresse para o bebê no dia das fotos e a falta de personalidade nas fotografias. Vou explicar.

Eu não faço esse tipo de ensaio, mas já cansei de ouvir histórias dos meus amigos fotógrafos de como passaram o dia inteiro fazendo o bebê dormir, comer e parar de chorar pra conseguir 1 ou 2 fotos, isso se não tiverem que voltar no dia seguinte. Se você acha desgastante ficar 10 horas com um estúdio montado na sua casa tentando fazer seu recém-nascido dormir e colocando ele em mil posições, imagina o seu filho, que nem completou 15 dias de vida! Lógico que existem bebês que conseguem fazer as fotos logo de cara, mas você está disposto a arriscar?

O outro problema é o que eu considero o mais crítico, lembrando que isso é a minha opinião, é a falta de personalidade do bebê nas fotos. Fotografia é um questão de gosto, não há certo ou errado. Eu venho trabalhando com um estilo mais documental na fotografia, onde eu interfiro menos nas poses e adoto uma direção que me dê um resultado mais natural. Acho legal pensar em você olhando essas fotos daqui 20 anos... você vai querer ter fotos do seu filho iguais as de várias outras mães ou ter feito um ensaio único, que mostra a personalidade do seu bebê?

Mas então qual é a alternativa para fotografar recém-nascidos? É o que se chama hoje de Newborn Lifestyle, um nome comercial pra simplesmente descrever um ensaio onde o fotógrafo passa um tempo com os pais e o bebê registrando o dia e o ambiente dessa família. Pode ser feito na sua casa, no quartinho dele ou em algum outro lugar que tenha tudo a ver com vocês. Porquê não ter fotos do seu bebê mamando, chorando ou fazendo carinhas que mostram como ele é único? Imagina que legal ver essas fotos daqui muito tempo e sentir saudade de tudo que fazia o seu bebê ser ele mesmo.

Esse post não é uma crítica contra o ensaio Newborn, é um texto para fazer você pensar em alternativas na hora de registrar seu filhote que chegou. Às vezes, a gente só quer fazer o que está na moda porque ninguém nos deu uma ideia melhor. Vejo muito isso na fotografia, clientes que querem desesperadamente ter aquela foto do Pinterest, mas não é muito mais legal ter algo diferente e só seu? Fotografia é alma, se não tem alma é apenas uma imagem.

Obrigada por ler e estou sempre aqui para conversar com vocês, pode mandar mensagem.

Até o proximo post!

VOLTAR PARA O BLOG

Envie sua mensagem

Solicite seu orçamento para saber os valores do ensaio fotográfico desejado e outras informações sobre o meu trabalho.

Obrigado! Em breve entrarei em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form